Ceará Rent a Car
Central de RESERVAS:  Fixo: (85) 3091-7700  •  Oi: (85) 8811-7000  •  TIM: (85) 9984-2727

Blog

 

Comida Nordestina – Baião de dois, uma delícia do Ceará!

Por Ceará Rent a Car em 02/05/2012

baião-de-dois

Você conhece ou já ouviu falar nesse prato?

O termo baião tem origem na dança tipicamente nordestina e ganhou força quando um compositor cearense chamado Humberto Teixeira, fez uma parceria com o Rei do Baião, Luíz Gonzaga, com a música 'Baião de Dois'. O prato teve origem no sertão onde a seca era forte e as pessoas não podiam jogar nada fora. Unindo o arroz com feijão, queijo coalho e a manteiga de garrafa eles tinham um prato só que dava sustento para as jornadas de trabalho.

O prato ficou famoso e hoje está na mesa de centenas de cearenses que são apaixonados por baião de dois. Os turistas por sua vez provaram e amaram, e como não gostar? Hoje o nosso baião ganhou toque gourmet, novos ingredientes e é feito ao gosto de quem cozinha! 

 

Para fazer o baião você pode utilizar feijão e arroz já cozidos ou cozinhar o arroz dentro do feijão. As carnes ficam ao seu gosto, você pode utilizar carne seca, linguiça calabresa e até bacon. O cheiro verde (coentro+cebolinha) não pode faltar! Use queijo coalho em cubinhos, fica divino! Alguns chef´s incrementam com vinho branco, mas ai fica ao seu critério.

Outro tipo de baião de dois é aquele chamado de "molhadinho",  isso porque ele pode levar nata, creme de leite e cream chesse!

baião-de-dois

 

Ficou com água na boca? Pois experiemente, faça você mesmo em casa, confira a receita passo a passo!

Como fazer Baião de dois:



Ingredientes:



2 xícaras de feijão de corda (pode ser substituido por feijão mulatinho)  cozido (reservar a água)

1 xícara de arroz cozido na água do feijão

½ cebola picada

1 linguiça calabresa em cubos

100g de bacon em cubos

2 dentes de alho picados

300g de carne seca dessalgada, cozida e desfiada

2 colheres de sopa de coentro picado

2 colheres de sopa de manteiga de garrafa (pode substituir por manteiga ou margarina) 

sal 

1 xícara de queijo de coalho em cubos



Modo de preparo:



Cozinhe o feijão com um pedaço de bacon e uma folha de louro, até ficar “al dente”. Escorra a água do feijão e reserve. Cozinhe o arroz como de costume com alho e cebola nessa água reservada, até ficar cozido “al dente”. Em uma frigideira, coloque a cebola para dourar em um pouco de manteiga de garrafa e um fio de óleo. Junte o alho e o bacon deixe refogar uns instantes até derreter a gordura do bacon. Junte a lingüiça e refogue mais uns instantes. Acrescente a carne seca, o feijão e o arroz. Mexa. Junte a manteiga de garrafa, coloque um pouquinho da água do cozimento e por último o coentro e o queijo de coalho. Acerte o sal e sirva.

Se você ama a culinária nordestina pode confirir aqui mesmo no blog como fazer tapioca, trouxemos super dicas e uma receita passo a passo!

 

Gostou? Melhor ainda é provar essa delicia na terra, então vem para o Ceará!

Compartilhe:Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone