São muitos os atrativos que o Ceará apresenta para conquistar cada vez mais visitantes. As opções se espalham pelo litoral, serra e sertão. Mas, a Costa do Sol Poente inovou ao acrescentar uma “pitada a mais” na deliciosa receita de lazer e entretenimento. A culinária virou um diferencial

O alimento não é apenas um objeto nutritivo que permite saciar a fome. Virou parte fundamental do consumo turístico. Nesse contexto, as receitas culinárias constituem, hoje, um bem cultural tão valioso quanto um monumento, já que permitem entender a história de um lugar por meio de sua gastronomia.

No premiado livro Viagem Gastronômica Através do Brasil, a autora Caloca Fernandes é enfática ao afirmar: “a melhor forma de se conhecer um povo é conhecendo a sua comida”. Na Costa do Sol Poente do Ceará não houve esse ensinamento. Tudo aconteceu de forma empírica. Às belezas naturais da região foram acrescidas delícias culinárias de dar água na boca. O visitante se encanta com o cenário e se rende aos sabores e aromas.

O roteiro da boa mesa começa na praia de Flecheiras, em Trairi, e se estende até Camocim, às vezes próximo do mar, outras enveredando pelo interior. A geografia esculpida pela natureza fascina o visitante e divide espaço em harmonia com a arte culinária, que leva à mesa receitas inusitadas, simples ou complexas, mas, de todo jeito, de paladar sem igual.

Peixes e frutos do mar são os principais ingredientes dos pratos. São muitas as receitas, que também traduzem o cenário ao redor ou remetem a outros tempos. Estão abertos os caminhos para o visitante conhecer a herança cultural do destino, as tradições. E tudo isso com a marca registrada do cearense: a simpatia e o carinho em bem receber.

LITORAL OESTE
Uma viagem de dar água na boca

A Costa do Sol Poente se apresenta em cardápio que agrada aos mais exigentes paladares

A culinária cearense sofreu influência direta dos costumes alimentares dos índios que habitavam o Estado. Outros pratos locais são originários dos colonizadores europeus e dos negros africanos. Essa mistura de raças deixou uma herança gastronômica que, antes restrita à gula dos cearenses, conquistou novos herdeiros. São turistas que chegam ao Ceará e não abrem mão da miscelânea de sabores à mesa. Para cada roteiro desbravado pelo visitante, seja na praia, serra ou sertão, é reservado tempo para entregar-se aos prazeres culinários.

Empreendedores do litoral Oeste cearense se deram conta desse nicho do mercado turístico e colocaram a mão na massa, ou melhor, nos peixes e frutos do mar disponíveis em abundância na região. Carnes e outras misturas deliciosas também não foram esquecidas. Com pitadas de criatividade e esmero na manipulação dos ingredientes, alguns mantidos em segredo sepulcral, surgiram pratos diferenciados e apetitosos que refletem traços marcantes da cultura local. Porções e bebidas diversas propiciam a harmonização. Quem saboreia se dá conta de que gastronomia no Ceará é mesmo sinônimo de arte de comer bem. A culinária deixa os domínios da necessidade cotidiana e se transfere para o reino das delícias humanas.

Mas, é preciso confessar: a quantidade de estabelecimentos que comercializam pratos diferenciados e saborosos é imensa. Assim, qualquer um, sem intimidade com o destino ou com os nativos, tem uma certa dificuldade de escolher os melhores locais para uma experiência gastronômica digna do Ceará. A reportagem do Caderno Turismo do Diário do Nordeste visitou alguns estabelecimentos e se rendeu aos sabores, embarcando nessa viagem de dar água na boca.

Caminhos saborosos

Nosso roteiro gastronômico pela Costa do Sol Poente começa na Pousada Vira Sol, localizada à beira-mar na tranquila e acolhedora praia de Flecheiras, pertencente ao município de Trairi. O proprietário Davi Sanford apresenta o cardápio e indica o prato “Peixe a Vira Sol”, um filé de peixe – galo do alto ou beijupirá – empanado e gratinado ao molho de camarão.

A porção generosa serve até quatro pessoas. Sanford também sugere a moqueca de arraia servida em panela de barro, outra especialidade da casa, que tem a cozinha aberta ao público para almoço e jantar.

A próxima parada é em Acaraú. No centro da cidade, o viajante ultrapassa as muralhas do Castelo Encantado, erguido em pleno interior cearense, e deixa-se inebriar pela atmosfera medieval. A comida não poderia destoar do cenário. Peixes e frutos do mar tornam-se coadjuvantes. A principal opção no cardápio enfeitado com brasões e motivos medievais é a “Carne na pedra”, porções generosas de picanha, maminha ou cordeiro preparadas e servidas sobre uma pedra de mármore em suporte de zinco. O senhor do Castelo e idealizador da iguaria, Denilson Muniz, acompanha o preparo sem esquecer dos ingredientes populares e aquelas surpresas preservadas a sete chaves.

A viagem gastronômica pelos tempos medievais ganha aromas mais contemporâneos com a oferta de pizzas que receberam nomes de figuras marcantes da realeza: Carlos Magno, Guilherme da Normandia, Alfredo, o grande; Eduardo, o confessor; Ethereid, Edwin da Inglaterra, Germano da Irlanda, Rei Artur da Távola Redonda, Rômulo Augustus, Eduardo, o mártir; César de Roma. Os garçons, devidamente paramentados, e a iluminação suave reforçam o clima histórico.

Ainda em Acaraú, o roteiro inclui a Taverna do Paulo. Há quase 13 anos, o estabelecimento vem oferecendo aos visitantes do Baixo Acaraú, um cardápio recheado de massas, carnes, especialidades em frutos do mar e adega, além de serviços como cafeteria, cyber café, estacionamento, sorveteria, bistrô, música ao vivo e, mais recentemente, parque aquático.

O principal item do cardápio da Taverna é o “Peixe ao molho de camarão”, preparado com beijupirá, dourado, galo do alto ou guaiúba a dorê e acompanhado de purê e arroz a grega. Os visitantes não resistem ao sabor. Outras delícias da Taverna são o “Misto do Mar na Telha”, lula, polvo, camarão, arraia, peixe, pirão e arroz branco; e o Trio do Mar, camarão, lula e polvo grelhado, legumes, champignon e alcaparras. O premiado chef Paulo Sérgio comanda a cozinha.

Numa das mais belas praias do Ceará, Jericoacoara, não faltam opções de lazer e entretenimento no cenário paradisíaco. Mas, não há dúvida de que um dos prazeres maiores ali é a gastronomia variada. É possível saborear de tudo por lá, num passeio pela culinária mundial num só lugar.

Sal grosso

O Myblue Hotel, ex-Mosquito Blue Hotel, apresenta para os apaixonados pela boa mesa, dentre outras opções saborosas incluídas no cardápio do Restaurante & Wine Bar, o “Peixe ao sal grosso”, uma exclusividade da casa no recanto cearense. Quem prova, aprova com louvor. O prato é suculento, pois o sal retêm a umidade da carne. O cliente escolhe o acompanhamento, que pode ser com legumes e um bom vinho. Para completar, uma privilegiada e inesquecível vista da baía de Jericoacoara.

Para os cearenses, é comum saborear delícias da culinária à beira-mar. Mas, às margens de lagoas não é coisa tão comum assim. O que dirá para os turistas. No Laguinho da Torta, próximo à praia de Tatajuba, em Camocim, o “Rei do Grelhado”, Edivandir de Sousa Monteiro, o popular “Didi”, espera os visitantes na sua barraca à beira do laguinho, com parte das mesas, cadeiras e redes dentro do espelho d´água pra todo mundo relaxar e curtir os momentos de folga.

Didi recebe a clientela sempre com um sorriso e providencia a apresentação do cardápio ao vivo. Peixes e frutos do mar frescos são mostrados numa bandeja e o cliente faz a sua escolha do que vai ser preparado. O “Peixe grelhado” é o preferido. Pode ser robalo, pargo, cioba, guaiúba, ariacó, acompanhado de baião-de-dois, verduras, vinagrete e macaxeira frita. Impossível não gostar. Mas, isso é o melhor de tudo. O cearense dá a dica e o visitante aprova: o cardápio da Barraca do Didi é tudo de bom.